O que é História?

 

O que é História?

                                              

Qual o ofício do historiador?

Trata-se de uma investigação profunda sobre as jornadas da sociedade humana, suas transformações e o que contribui para explicar os problemas e desafios do presente.

“Fofoca de pessoas que já morreram”

História – iotopía (grego)
→ Conhecimento advindo da investigação

“Historiador não é o que sabe, mas o que procura.” – Lucien Febvre

→ Mitologia Grega – Clio
Obs.: Pena e papel – registros.
Também para celebrar os feitos dos homens, algum tipo de elogio para dilatar a passagem do tempo.

→ História:
“A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer.” (Febvre)

História: Narrativa de fantasia

Em resumo:
A História é uma disciplina científica que se dedica ao estudo e à interpretação de acontecimentos passados para compreender processos históricos, eventos e transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, para entender como as sociedades se formaram, se formam e se estruturam, e como os indivíduos e grupos se relacionam e quais ideias e práticas os movem, oferecendo um entendimento sobre o nosso desenvolvimento como civilização humana.

Os historiadores analisam criticamente as fontes, tanto primárias quanto secundárias de outros historiadores, contextualizando e comparando essas fontes, seus períodos, autores e no espaço.

A História também está ligada à construção e preservação da memória, dos vários recortes e da descoberta, coleta e organização das fontes.

Fontes Históricas


→ Elementos utilizados para estudar a História, bem como a origem e a cultura de um povo.

Fontes Escritas:

Há algum tempo se referiam apenas aos documentos oficiais, ou seja, aqueles produzidos pelo Estado e demais autoridades governamentais. Porém, com o advento do século XX, outros documentos também passaram a serem considerados como fontes escritas, como: jornais, livros, revistas, cartazes e diários.

Fontes Orais:

Relatos, entrevistas, gravações orais, ou mesmo aquilo que é contado sobre determinado acontecimento passado. Nesse tipo de fonte podemos incluir as lendas e mitos, que foram passados de geração para geração ao longo do tempo.

Fontes Iconográficas:

Também chamadas de pictóricas, dizem respeito à imagem, tais como fotos, pinturas e mapas, mas ela não se restringe à imagem estática, podendo considerar também filmes e animações.

Fontes Materiais:

Se refere àqueles vestígios físicos decorrentes das atividades humanas, como, por exemplo: roupas, móveis, utensílios e ferramentas – achados arqueológicos.

Postagens mais visitadas