4°Bimestre Trabalho de História – As Formas de Escravidão ao Longo da História
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Tema central: A escravidão moderna e as distinções em relação ao escravismo antigo eà servidão medieval
Descrição da Atividade
📅 Data de apresentação: 07/11
⭐ Valor: 3 pontos
Orientações:
Apresentação em 2 cartazes ou PowerPoint. (Cada grupo deve fazer 2 cartazes com imagens e letras legiveis)
Tempo de 10 minutos por grupo.
Não será aceita apenas leitura — evite isso durante a apresentação.
Utilize imagens e fotos para ilustrar e representar o conteúdo.
Todos deve falar.
NÃO SERÁ ACEITO LEITURAS ROBÓTICAS, treinem a apresentação!!!
Caso deseje, o grupo pode se caracterizar com roupas que lembrem a ÉPOCA (Grécia, Roma, período medieval, idade moderna, etc) de cada grupo.
• EF07HI07: Identficar transformações nas formas de trabalho do feudalismo ao
capitalismo.
• EF07HI08: Analisar o papel da escravidão moderna na formação do sistema
colonial americano.
• EF07HI15 (integração temátca): Compreender desdobramentos históricos nas
estruturas polítcas e sociais.
Objetvos
Grupo 1 – O escravismo na Antiguidade
Tópicos de estudo:
• Escravidão em Grécia e Roma.
• Causas: guerras, dívidas e punições.
• O papel econômico dos escravizados e a ausência de liberdade e cidadania.
• Possibilidades de alforria e relação entre senhor e escravo.
Grupo 2 – A servidão na Idade Média
Tópicos de estudo:
• Diferença entre servo e escravizado.
• O sistema feudal e o trabalho nas terras do senhor.
• Obrigações e impostos pagos pelos servos.
• O laço de dependência e proteção entre camponeses e nobres.
Grupo 3 – A escravidão moderna (séculos XV–XIX)
Tópicos de estudo:
• O tráfco de africanos escravizados e o comércio atlântco.
• As colônias americanas e o trabalho nas plantatons.
• A relação entre escravidão e capitalismo mercantl europeu.
• A racialização da escravidão e o surgimento do racismo.
Produto sugerido:
Mapa do tráfico de escravizados e cartaz explicatvo sobre as rotas e condições dos
navios negreiros.
Grupo 4 – Comparações históricas e consequências sociais
Tópicos de estudo:
• Comparar escravismo antigo, servidão medieval e escravidão moderna.
• O que mudou em termos de liberdade, economia e direitos humanos.
• As consequências da escravidão para as sociedades BRASILEIRA atuais (desigualdade, racismo estrutural).
Produto sugerido:
Quadro comparativo e painel reflexivo com frases e dados históricos.
Grupo 5 – A escravidão na atualidade
Tópicos de estudo:
• Formas contemporâneas de escravidão:
o Trabalho análogo à escravidão (no campo e na indústria).
o Tráfico de pessoas e exploração sexual.
o Trabalho infantl.
• Leis e polítcas públicas de combate (Lei nº 10.803/2003, artgo 149 do Código
Penal).
• O papel da sociedade civil e das organizações de direitos humanos.