4°Bimestre Trabalho de História – As Formas de Escravidão ao Longo da História

                      Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Tema central: A escravidão moderna e as distinções em relação ao escravismo antigo e
à servidão medieval
“Um jantar brasileiro”, Jean-Baptiste Debret, aquarela sobre papel, 16 × 22 cm, Rio de Janeiro, 1827.

Descrição da Atividade

📅 Data de apresentação: 07/11
⭐ Valor: 3 pontos

Orientações:

  • Apresentação em 2 cartazes ou PowerPoint. (Cada grupo deve fazer 2 cartazes com imagens e letras legiveis)

  • Tempo de 10 minutos por grupo.

  • Não será aceita apenas leitura — evite isso durante a apresentação.

  • Utilize imagens e fotos para ilustrar e representar o conteúdo.

  • Todos deve falar.

  • NÃO SERÁ ACEITO LEITURAS ROBÓTICAS, treinem a apresentação!!!

  • Caso deseje, o grupo pode se caracterizar com roupas que lembrem a ÉPOCA (Grécia, Roma, período medieval, idade moderna, etc) de cada grupo.

Habilidades da BNCC:
EF07HI07: Identficar transformações nas formas de trabalho do feudalismo ao
capitalismo.
EF07HI08: Analisar o papel da escravidão moderna na formação do sistema
colonial americano.
EF07HI15 (integração temátca): Compreender desdobramentos históricos nas
estruturas polítcas e sociais.

Objetvos
Reconhecer e comparar as diferentes formas de exploração do trabalho ao longo da história.
Entender as mudanças econômicas, sociais e morais entre Antguidade, Idade Média e Era Moderna.
Refletr sobre a escravidão contemporânea e suas manifestações no mundo atual.
Desenvolver senso crítco sobre direitos humanos e desigualdade social

TEMAS

Grupo 1 – O escravismo na Antiguidade
Tópicos de estudo:
Escravidão em Grécia e Roma.
Causas: guerras, dívidas e punições.
O papel econômico dos escravizados e a ausência de liberdade e cidadania.
Possibilidades de alforria e relação entre senhor e escravo. 
GRUPO 7°01: HELENA, CARLOS, IASMINY, CAMILA, MARCELY.
GRUPO 7°02: KAUAN, JOAO MARCELO, ADRIAN E JOAO VITOR.
Grupo 2 – A servidão na Idade Média
Tópicos de estudo:
Diferença entre servo e escravizado.
O sistema feudal e o trabalho nas terras do senhor.
Obrigações e impostos pagos pelos servos.
O laço de dependência e proteção entre camponeses e nobres.
GRUPO 7°01: SOFIA, FERNANDO, JUSSARA E ANA CLARA
GRUPO 7°02: ANA CLARA, ANA LUIZA, MARIA SOPHIA, NICOLLE, BRUNA
Grupo 3 – A escravidão moderna (séculos XV–XIX)
Tópicos de estudo:
O tráfco de africanos escravizados e o comércio atlântco.
As colônias americanas e o trabalho nas plantatons.
A relação entre escravidão e capitalismo mercantl europeu.
A racialização da escravidão e o surgimento do racismo.
Produto sugerido:
Mapa do tráfico de escravizados e cartaz explicatvo sobre as rotas e condições dos
navios negreiros.
GRUPO 7°01:  LAIS, MARIA CLARA, MARIA FERNANDA  E DAVI NOGUEIRA 
GRUPO 7°02: ANA JULIA, MIGUEL, ALICIA, JOAO MARCUS, BERNARDO, NAYARA
Grupo 4 – Comparações históricas e consequências sociais
Tópicos de estudo:
Comparar escravismo antigo, servidão medieval e escravidão moderna.
O que mudou em termos de liberdade, economia e direitos humanos.
As consequências da escravidão para as sociedades BRASILEIRA atuais (desigualdade, racismo estrutural).
FALAR SOBRE A ESCRAVIDAO NO BRASIL 
Produto sugerido:
Quadro comparativo e painel reflexivo com frases e dados históricos.
GRUPO 7°01: MARCOS, RODRIGO, MIGUEL E JUNIOR.
GRUPO 7°02: VICTOR HUGO, JULIO, ABNER. 
Grupo 5 – A escravidão na atualidade
Tópicos de estudo:
Formas contemporâneas de escravidão:
o Trabalho análogo à escravidão (no campo e na indústria).
o Tráfico de pessoas e exploração sexual.
o Trabalho infantl.
Leis e polítcas públicas de combate (Lei nº 10.803/2003, artgo 149 do Código
Penal).
O papel da sociedade civil e das organizações de direitos humanos.
PROFESSOR
 

Postagens mais visitadas