4° Bimestre. Trabalho: Escravidão e Resistência.
Trabalho sobre a Escravidão, Resistência e Abolição
Descrição da Atividade
📅 Data de apresentação: 07/11
⭐ Valor: 3 pontos
Orientações:
Apresentação em cartaz ou PowerPoint.
Tempo de 10 minutos por grupo.
Não será aceita apenas leitura — evite isso durante a apresentação.
Utilize imagens e fotos para ilustrar e representar o conteúdo.
1. Tráfico Negreiro e Cotidiano do Escravizado
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Rotas do tráfico e condições das viagens nos navios negreiros.
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Trabalho dos escravizados nas plantações de açúcar e café, na mineração e no espaço urbano.
GRUPO: MARIA VITÓRIA, MARIANE, LÍVIA, FERNANDA, ARTHUR, BRYAN
2. Cultura e Resistência
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Quilombos (como o Quilombo dos Palmares) e outros movimentos de resistência.
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Contribuições culturais afro-brasileiras: culinária, música, religião e língua.
GRUPO: NICOLLY, MILENA, ISADORA, JÚLIA E RAPHAEL
3. Movimentos Abolicionistas
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Ações de intelectuais, jornalistas e políticos (Luiz Gama, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, entre outros).
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Papel da imprensa e da literatura na defesa do fim da escravidão.
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Pressão internacional pela abolição do sistema escravista.
GRUPOS: ANA CARLA, STELA, RYAN, LARISSA, VITÓRIA, GUILHERME
4. Abolição e Consequências
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Leis importantes:
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Lei Eusébio de Queirós (1850) – proibiu o tráfico negreiro.
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Lei do Ventre Livre (1871) – libertou os filhos de mulheres escravizadas.
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Lei dos Sexagenários (1885) – libertou os escravizados com mais de 60 anos.
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Lei Áurea (1888) – extinguiu oficialmente a escravidão no Brasil.
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Situação dos ex-escravizados após 1888: abandono do Estado, marginalização e ausência de políticas públicas de inserção social.
MARIANA, MARCO, RENAN, MATHEUS, GABRIEL E AUGUSTO
5. Racismo na Atualidade
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O que é racismo estrutural?
É o conjunto de práticas e estruturas históricas que perpetuam desigualdades raciais na sociedade. -
Importância de compreender o tema e suas origens.
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O racismo estrutural e a consolidação das desigualdades sociais até os dias de hoje.
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Dados do IBGE: a população negra é a maioria entre os mais pobres.
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Maior presença da população negra em empregos informais e com menores salários.
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Violência policial e o nascimento das favelas como reflexo das exclusões históricas.
PROFESSOR