Trabalho 6° ano Plantas medicinais
Plantas Medicinais e Saberes Afro-Indígenas
1. Objetivo Geral
Investigar o uso de plantas medicinais e compreender como os conhecimentos tradicionais indígenas e africanos contribuíram para as práticas de cura, cuidado e bem-estar no Brasil.
2. Organização dos Grupos
- 6°01
GRUPO 1 - MAJERICÃO
NOMES:
GRUPO 2 - BOLDO
NOMES:
GRUPO 3 - CAPIM LIMÃO
NOME:
GRUPO 4 - GUINÉ
NOME:
GRUPO 5 - ARRUDA
NOMES:
GRUPO 6 - ALECRIM
NOMES:
GRUPO 7 - ERVA-DOCE
NOMES:
GRUPO 8 - LOSMA
NOMES:
GRUPO 9 - BABOSA
NOMES:
GRUPO 10 - PIMENTA
NOME:
GRUPO 11 - ESPADA DE SÃO JORGE/ ESPADA DE SANTA BÁRBARA
NOMES:
- 6°02
GRUPO 1 - MAJERICÃO
NOMES:
GRUPO 2 - BOLDO
NOMES:
GRUPO 3 - CAPIM LIMÃO
NOME:
GRUPO 4 - GUINÉ
NOME:
GRUPO 5 - ARRUDA
NOMES:
GRUPO 6 - ALECRIM
NOMES:
GRUPO 7 - ERVA-DOCE
NOMES:
GRUPO 8 - LOSMA
NOMES:
GRUPO 9 - BABOSA
NOMES:
GRUPO 10 - PIMENTA
NOME:
GRUPO 11 - ESPADA DE SÃO JORGE/ ESPADA DE SANTA BÁRBARA
NOMES:
I. O que
são plantas medicinais?
Plantas
que contêm substâncias naturais capazes de tratar, prevenir ou aliviar doenças.
Essas plantas podem ser usadas em forma de chás, óleos, banhos, pomadas ou
compressas.
II.
Medicina
tradicional nas culturas africanas (Candomblé).
A importância das ervas no Candomblé.
·
No Candomblé, as ervas são chamadas de “EWÉ”
(do iorubá) e têm papel fundamental na manutenção da saúde física e espiritual.
Não existe ritual sem o uso de ervas: elas estão nos banhos, nas defumações,
nas comidas, nas oferendas e nos assentamentos dos orixás.
·
As folhas são consideradas sagradas, pois
carregam a energia da natureza. Quando maculadas (maceradas com rezas e
cânticos em iorubá), elas ativam o seu “axé” – a força vital que atua para
equilibrar o corpo e o espírito.
·
A
medicina dos terreiros usa as plantas tanto para curas físicas quanto rituais
espirituais.
·
As
plantas são associadas aos orixás, que são forças da natureza divinizadas. Cada
orixá tem ervas sagradas específicas.
Sugestões de plantas:
Principais Orixás e suas Ervas
|
Orixá |
Domínios
e atributos |
Ervas
associadas (ewé) |
Usos
espirituais e medicinais |
|
Oxalá |
Criação, paz, pureza,
sabedoria |
Manjericão (alfavaca),
algodão, folha de limoeiro, folha de cana-do-brejo, boldo |
Ervas usadas em banhos de
calma e harmonia. São leves, usadas para equilibrar o espírito. Manjericão é
digestivo e calmante. Boldo e mamão auxiliam o fígado e o intestino |
|
Iemanjá |
Maternidade,
mares, fertilidade |
Erva-de-santa-maria,
malva, camomila, colônia |
Utilizadas
para banhos de proteção emocional e cura feminina. Camomila e malva são
calmantes, digestivas e anti-inflamatórias. |
|
Oxum |
Rios, amor, beleza,
fertilidade |
Erva-cidreira, capim-santo,
camomila, folha de laranjeira |
Banhos para atrair doçura,
amor e equilíbrio emocional. As ervas são usadas em chás para acalmar e
aliviar cólicas. |
|
Ogum |
Guerra,
tecnologia, caminhos |
Espada-de-são-jorge,
guiné, arruda, alecrim |
Ervas de
limpeza espiritual e abertura de caminhos. Guiné e arruda são protetoras e
anti-inflamatórias. Alecrim é estimulante e antidepressivo. |
|
Xangô |
Justiça, trovões, sabedoria |
Aroeira, erva-de-bicho, folha
de laranjeira |
Usadas em banhos e defumações
para fortalecer a energia e a coragem. Aroeira é antimicrobiana e
cicatrizante. |
|
Iansã (Oyá) |
Ventos,
tempestades, transformação |
Folha de
mamona, erva-doce, folha de pitanga |
Ervas de
movimento, limpeza intensa e mudanças. Mamona é purgativa (uso externo com
cuidado); pitanga é antioxidante. |
|
Obaluaê (Omolu) |
Doenças, cura, renascimento |
Folha de mamona, guiné, folha
de mamão |
As folhas são usadas em
rituais de cura profunda e afastamento de doenças.. |
|
Nanã |
Lama,
ancestralidade, sabedoria feminina |
Babosa,
folha de violeta, jenipapo, folha de inhame |
Usadas em
rituais de conexão com os ancestrais e cura emocional. Babosa é cicatrizante;
jenipapo é anti-inflamatório. |
|
Exu |
Comunicação, caminhos,
transformação |
Pimenta, arruda, guiné, alho |
Ervas fortes, usadas em
rituais de proteção, abertura e movimento. Alho e pimenta têm ação
antimicrobiana e estimulante. |
|
Osanyin (Ossain) |
Orixá da
cura, das folhas, das matas e do conhecimento vegetal. Guardião dos segredos
das ervas. Representa o poder das plantas sobre o corpo e o espírito. |
Todas as
ervas sagradas. Entre as mais ligadas a ele: guiné, folha de mamona,
alfavaca, folha de boldo, alecrim, aroeira, entre outras. |
|
DEUSES INDÍGENAS BRASILEIROS E SUA
RELAÇÃO COM AS ERVAS
Divindade / Entidade
Povo de origem
Domínios e atributos
Plantas/ervas associadas
Usos espirituais e tradicionais
Usos medicinais convencionais
Tupã
Tupi-Guarani
Deus da criação, trovão e vida. Criador das plantas e da cura.
Guiné, alecrim, aroeira
Guiné em banhos para afastar energias negativas. Alecrim em
defumações e rituais de vitalidade. Aroeira usada em preparos para
cicatrização espiritual.
Guiné é anti-inflamatória e antimicrobiana. Alecrim atua como
tônico cerebral e digestivo. Aroeira trata feridas, úlceras, dores musculares
e problemas urinários.
Jaci
Tupi-Guarani
Deusa
da lua, feminilidade e ciclos. Guia de sonhos e intuições.
Erva-doce,
camomila, capim-limão
Usadas
em banhos noturnos para acalmar o espírito, fortalecer a energia feminina e
favorecer sonhos.
Erva-doce
alivia gases e cólicas. Camomila é sedativa leve e anti-inflamatória.
Capim-limão atua contra ansiedade, insônia e dores de cabeça.
Ruda
Karajá
Espírito curador e conhecedor das ervas amargas.
Unha-de-gato, cipó-cruz, aroeira
Usadas em rituais de cura profunda para infecções, febres e
doenças espirituais.
Unha-de-gato é usada para artrite e imunidade. Cipó-cruz combate
inflamações e infecções virais. Aroeira como antimicrobiano e cicatrizante.
Omama
Yanomami
Criador
da floresta e do conhecimento xamânico.
Cipó-mariri,
chacrona, tabaco, cipó-titica
Cipó-mariri
e chacrona são bases do nixi pae (ayahuasca), usado em rituais de cura
espiritual e visão. Tabaco e cipós limpam e conectam com o mundo espiritual.
Ayahuasca
é estudada para depressão, ansiedade e dependência. Tabaco tradicional
(mapacho) tem propriedades antiparasitárias. Cipó-titica é usado para energia
e vitalidade.
Karai
Guarani
Espírito do fogo, das plantas quentes e do vapor.
Eucalipto, folha de pitanga, alfavaca
Usadas em saunas tradicionais e defumações para doenças
respiratórias e energéticas.
Eucalipto é descongestionante e expectorante. Pitanga combate
inflamações e febres. Alfavaca auxilia na digestão e atua como calmante leve.
Ceuci
Tupi-Guarani
Mãe
da agricultura e das ervas cultivadas.
Erva-cidreira,
alfavaca, milho, mandioca
Em
rituais de colheita e proteção do lar. Banhos e chás para fertilidade e
equilíbrio feminino.
Erva-cidreira
é sedativa e digestiva. Alfavaca combate gripes e infecções. Milho é
energético e nutritivo. Mandioca fortalece e regula o intestino.
Nhanderu
Guarani
Grande espírito criador, presença em toda a natureza.
Cipó-pau-pereira, jurubeba, erva-mate
Ervas usadas em rituais de fortalecimento físico e espiritual.
Muito ligadas à proteção das crianças.
Cipó-pau-pereira é anti-malárico e fortalece o sistema imune.
Jurubeba é hepática e depurativa. Erva-mate é antioxidante, estimulante e
diurética.
Divindade / Entidade
Povo de origem
Domínios e atributos
Plantas/ervas associadas
Usos espirituais e tradicionais
Usos medicinais convencionais
Tupã
Tupi-Guarani
Deus da criação, trovão e vida. Criador das plantas e da cura.
Guiné, alecrim, aroeira
Guiné em banhos para afastar energias negativas. Alecrim em
defumações e rituais de vitalidade. Aroeira usada em preparos para
cicatrização espiritual.
Guiné é anti-inflamatória e antimicrobiana. Alecrim atua como
tônico cerebral e digestivo. Aroeira trata feridas, úlceras, dores musculares
e problemas urinários.
Jaci
Tupi-Guarani
Deusa
da lua, feminilidade e ciclos. Guia de sonhos e intuições.
Erva-doce,
camomila, capim-limão
Usadas
em banhos noturnos para acalmar o espírito, fortalecer a energia feminina e
favorecer sonhos.
Erva-doce
alivia gases e cólicas. Camomila é sedativa leve e anti-inflamatória.
Capim-limão atua contra ansiedade, insônia e dores de cabeça.
Ruda
Karajá
Espírito curador e conhecedor das ervas amargas.
Unha-de-gato, cipó-cruz, aroeira
Usadas em rituais de cura profunda para infecções, febres e
doenças espirituais.
Unha-de-gato é usada para artrite e imunidade. Cipó-cruz combate
inflamações e infecções virais. Aroeira como antimicrobiano e cicatrizante.
Omama
Yanomami
Criador
da floresta e do conhecimento xamânico.
Cipó-mariri,
chacrona, tabaco, cipó-titica
Cipó-mariri
e chacrona são bases do nixi pae (ayahuasca), usado em rituais de cura
espiritual e visão. Tabaco e cipós limpam e conectam com o mundo espiritual.
Ayahuasca
é estudada para depressão, ansiedade e dependência. Tabaco tradicional
(mapacho) tem propriedades antiparasitárias. Cipó-titica é usado para energia
e vitalidade.
Karai
Guarani
Espírito do fogo, das plantas quentes e do vapor.
Eucalipto, folha de pitanga, alfavaca
Usadas em saunas tradicionais e defumações para doenças
respiratórias e energéticas.
Eucalipto é descongestionante e expectorante. Pitanga combate
inflamações e febres. Alfavaca auxilia na digestão e atua como calmante leve.
Ceuci
Tupi-Guarani
Mãe
da agricultura e das ervas cultivadas.
Erva-cidreira,
alfavaca, milho, mandioca
Em
rituais de colheita e proteção do lar. Banhos e chás para fertilidade e
equilíbrio feminino.
Erva-cidreira
é sedativa e digestiva. Alfavaca combate gripes e infecções. Milho é
energético e nutritivo. Mandioca fortalece e regula o intestino.
Nhanderu
Guarani
Grande espírito criador, presença em toda a natureza.
Cipó-pau-pereira, jurubeba, erva-mate
Ervas usadas em rituais de fortalecimento físico e espiritual.
Muito ligadas à proteção das crianças.
Cipó-pau-pereira é anti-malárico e fortalece o sistema imune.
Jurubeba é hepática e depurativa. Erva-mate é antioxidante, estimulante e
diurética.
3. Tarefas de Cada Grupo
Cada grupo deverá:
-
Trazer uma muda da planta medicinal escolhida (plantada em vaso, garrafa PET, copo reutilizável ou lata reciclada), Decore o um vaso bem bonito.
-
Pesquisar informações sobre a planta, incluindo:
-
Nome popular e nome científico
-
Origem cultural: quem usava primeiro (povos indígenas? povos africanos?)
-
Para que serve e como é utilizada (chá, banho, compressa, inalação etc.)
-
Benefícios e propriedades medicinais
-
Cuidados e contraindicações (quando não deve ser usada)
-
-
Produzir um cartaz ou painel informativo, contendo:
-
Imagem ou desenho da planta
-
Informações organizadas de forma clara
-
Curiosidades culturais (ex.: uso em rituais, benzimentos, rezas).







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