Trabalho 6° ano Plantas medicinais

 Plantas Medicinais e Saberes Afro-Indígenas


1. Objetivo Geral

Investigar o uso de plantas medicinais e compreender como os conhecimentos tradicionais indígenas e africanos contribuíram para as práticas de cura, cuidado e bem-estar no Brasil.

2. Organização dos Grupos

  • 6°01 

GRUPO 1 - MAJERICÃO 

NOMES: 

GRUPO 2 - BOLDO 

NOMES: 

GRUPO 3 - CAPIM LIMÃO 

NOME: 

GRUPO 4 - GUINÉ

NOME:

GRUPO 5 - ARRUDA

NOMES: 

GRUPO 6 - ALECRIM 

NOMES: 

GRUPO 7 - ERVA-DOCE

NOMES:

GRUPO 8 - LOSMA 

NOMES: 

GRUPO 9 - BABOSA

NOMES: 

GRUPO 10 - PIMENTA 

NOME: 

GRUPO 11 - ESPADA DE SÃO JORGE/ ESPADA DE SANTA BÁRBARA

NOMES: 

  • 6°02

GRUPO 1 - MAJERICÃO 

NOMES: 

GRUPO 2 - BOLDO 

NOMES: 

GRUPO 3 - CAPIM LIMÃO 

NOME: 

GRUPO 4 - GUINÉ

NOME:

GRUPO 5 - ARRUDA

NOMES: 

GRUPO 6 - ALECRIM 

NOMES: 

GRUPO 7 - ERVA-DOCE

NOMES:

GRUPO 8 - LOSMA 

NOMES: 

GRUPO 9 - BABOSA

NOMES: 

GRUPO 10 - PIMENTA 

NOME: 

GRUPO 11 - ESPADA DE SÃO JORGE/ ESPADA DE SANTA BÁRBARA

NOMES: 

I.        O que são plantas medicinais?

Plantas que contêm substâncias naturais capazes de tratar, prevenir ou aliviar doenças. Essas plantas podem ser usadas em forma de chás, óleos, banhos, pomadas ou compressas.

II.            Medicina tradicional nas culturas africanas (Candomblé).

A importância das ervas no Candomblé.

·           No Candomblé, as ervas são chamadas de EWÉ (do iorubá) e têm papel fundamental na manutenção da saúde física e espiritual. Não existe ritual sem o uso de ervas: elas estão nos banhos, nas defumações, nas comidas, nas oferendas e nos assentamentos dos orixás.

·           As folhas são consideradas sagradas, pois carregam a energia da natureza. Quando maculadas (maceradas com rezas e cânticos em iorubá), elas ativam o seu “axé” – a força vital que atua para equilibrar o corpo e o espírito.

·            A medicina dos terreiros usa as plantas tanto para curas físicas quanto rituais espirituais.

·            As plantas são associadas aos orixás, que são forças da natureza divinizadas. Cada orixá tem ervas sagradas específicas.

Sugestões de plantas:


Principais Orixás e suas Ervas

Orixá

Domínios e atributos

Ervas associadas (ewé)

Usos espirituais e medicinais

Oxalá

Criação, paz, pureza, sabedoria

Manjericão (alfavaca), algodão, folha de limoeiro, folha de cana-do-brejo, boldo

Ervas usadas em banhos de calma e harmonia. São leves, usadas para equilibrar o espírito. Manjericão é digestivo e calmante. Boldo e mamão auxiliam o fígado e o intestino

Iemanjá

Maternidade, mares, fertilidade

Erva-de-santa-maria, malva, camomila, colônia

Utilizadas para banhos de proteção emocional e cura feminina. Camomila e malva são calmantes, digestivas e anti-inflamatórias.

Oxum

Rios, amor, beleza, fertilidade

Erva-cidreira, capim-santo, camomila, folha de laranjeira

Banhos para atrair doçura, amor e equilíbrio emocional. As ervas são usadas em chás para acalmar e aliviar cólicas.

Ogum

Guerra, tecnologia, caminhos

Espada-de-são-jorge, guiné, arruda, alecrim

Ervas de limpeza espiritual e abertura de caminhos. Guiné e arruda são protetoras e anti-inflamatórias. Alecrim é estimulante e antidepressivo.

Xangô

Justiça, trovões, sabedoria

Aroeira, erva-de-bicho, folha de laranjeira

Usadas em banhos e defumações para fortalecer a energia e a coragem. Aroeira é antimicrobiana e cicatrizante.

Iansã (Oyá)

Ventos, tempestades, transformação

Folha de mamona, erva-doce, folha de pitanga

Ervas de movimento, limpeza intensa e mudanças. Mamona é purgativa (uso externo com cuidado); pitanga é antioxidante.

Obaluaê (Omolu)

Doenças, cura, renascimento

Folha de mamona, guiné, folha de mamão

As folhas são usadas em rituais de cura profunda e afastamento de doenças..

Nanã

Lama, ancestralidade, sabedoria feminina

Babosa, folha de violeta, jenipapo, folha de inhame

Usadas em rituais de conexão com os ancestrais e cura emocional. Babosa é cicatrizante; jenipapo é anti-inflamatório.

Exu

Comunicação, caminhos, transformação

Pimenta, arruda, guiné, alho

Ervas fortes, usadas em rituais de proteção, abertura e movimento. Alho e pimenta têm ação antimicrobiana e estimulante.

Osanyin (Ossain)

Orixá da cura, das folhas, das matas e do conhecimento vegetal. Guardião dos segredos das ervas. Representa o poder das plantas sobre o corpo e o espírito.

Todas as ervas sagradas. Entre as mais ligadas a ele: guiné, folha de mamona, alfavaca, folha de boldo, alecrim, aroeira, entre outras.

 

DEUSES INDÍGENAS BRASILEIROS E SUA RELAÇÃO COM AS ERVAS

Divindade / Entidade

Povo de origem

Domínios e atributos

Plantas/ervas associadas

Usos espirituais e tradicionais

Usos medicinais convencionais

Tupã

Tupi-Guarani

Deus da criação, trovão e vida. Criador das plantas e da cura.

Guiné, alecrim, aroeira

Guiné em banhos para afastar energias negativas. Alecrim em defumações e rituais de vitalidade. Aroeira usada em preparos para cicatrização espiritual.

Guiné é anti-inflamatória e antimicrobiana. Alecrim atua como tônico cerebral e digestivo. Aroeira trata feridas, úlceras, dores musculares e problemas urinários.

Jaci

Tupi-Guarani

Deusa da lua, feminilidade e ciclos. Guia de sonhos e intuições.

Erva-doce, camomila, capim-limão

Usadas em banhos noturnos para acalmar o espírito, fortalecer a energia feminina e favorecer sonhos.

Erva-doce alivia gases e cólicas. Camomila é sedativa leve e anti-inflamatória. Capim-limão atua contra ansiedade, insônia e dores de cabeça.

Ruda

Karajá

Espírito curador e conhecedor das ervas amargas.

Unha-de-gato, cipó-cruz, aroeira

Usadas em rituais de cura profunda para infecções, febres e doenças espirituais.

Unha-de-gato é usada para artrite e imunidade. Cipó-cruz combate inflamações e infecções virais. Aroeira como antimicrobiano e cicatrizante.

Omama

Yanomami

Criador da floresta e do conhecimento xamânico.

Cipó-mariri, chacrona, tabaco, cipó-titica

Cipó-mariri e chacrona são bases do nixi pae (ayahuasca), usado em rituais de cura espiritual e visão. Tabaco e cipós limpam e conectam com o mundo espiritual.

Ayahuasca é estudada para depressão, ansiedade e dependência. Tabaco tradicional (mapacho) tem propriedades antiparasitárias. Cipó-titica é usado para energia e vitalidade.

Karai

Guarani

Espírito do fogo, das plantas quentes e do vapor.

Eucalipto, folha de pitanga, alfavaca

Usadas em saunas tradicionais e defumações para doenças respiratórias e energéticas.

Eucalipto é descongestionante e expectorante. Pitanga combate inflamações e febres. Alfavaca auxilia na digestão e atua como calmante leve.

Ceuci

Tupi-Guarani

Mãe da agricultura e das ervas cultivadas.

Erva-cidreira, alfavaca, milho, mandioca

Em rituais de colheita e proteção do lar. Banhos e chás para fertilidade e equilíbrio feminino.

Erva-cidreira é sedativa e digestiva. Alfavaca combate gripes e infecções. Milho é energético e nutritivo. Mandioca fortalece e regula o intestino.

Nhanderu

Guarani

Grande espírito criador, presença em toda a natureza.

Cipó-pau-pereira, jurubeba, erva-mate

Ervas usadas em rituais de fortalecimento físico e espiritual. Muito ligadas à proteção das crianças.

Cipó-pau-pereira é anti-malárico e fortalece o sistema imune. Jurubeba é hepática e depurativa. Erva-mate é antioxidante, estimulante e diurética.

3. Tarefas de Cada Grupo

Cada grupo deverá:

  1. Trazer uma muda da planta medicinal escolhida (plantada em vaso, garrafa PET, copo reutilizável ou lata reciclada), Decore o um vaso bem bonito. 

  2. Pesquisar informações sobre a planta, incluindo:

    • Nome popular e nome científico

    • Origem cultural: quem usava primeiro (povos indígenas? povos africanos?)

    • Para que serve e como é utilizada (chá, banho, compressa, inalação etc.)

    • Benefícios e propriedades medicinais

    • Cuidados e contraindicações (quando não deve ser usada)

  3. Produzir um cartaz ou painel informativo, contendo:

    • Imagem ou desenho da planta

    • Informações organizadas de forma clara

    • Curiosidades culturais (ex.: uso em rituais, benzimentos, rezas). 

MODELOS DE VASOS - AS PLANTAS DEVEM SER SOMENTE MEDICINAIS!















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